Como alugar um apartamento em Orlando?

Quando eu estava prestes a me mudar para os EUA, um dos assuntos que eu maaaaais pesquisava era o quesito moradia.
Onde procurar? Qual o preço? Qual bairro? etc, etc…
E para ser sincera com você, a maioria das coisas sobre o assunto eu só descobri ao chegar aqui, as informações realmente confiáveis e as boas fontes.

Nós vivemos uma boa aventura por aqui (falando da forma mais otimista, haha), desde uma linda casa com piscina, porém morando de favor, até um micro ap. que com duas passadas de perna se podia percorrer ele todo. 😅

Então, para aqueles que estão buscando maiores informações sobre moradia, especificamente em Orlando neste post, seguem algumas das minhas dicas pessoais.

1 – Procurando pela internet:

O site americano de anúncios Craigslist, é um dos mais acessados e indicados para se procurar lugar para morar. Ele funciona como o nosso Primeiramão no brasil.
A procura é grande e as respostas dos anunciantes geralmente são bem rápidas.
O fato se ser muito acessado também o faz ser alvo de golpistas, fique atento. Eu mesma quase fui vítima de um quando entrei em contato com o anunciante de uma casa para alugar e o mesmo pediu dinheiro antecipado, alegando ter outras pessoas na fila para alugar e contando mil histórias fiadas. Se não fosse nosso faro bem aguçado para essas coisas, teríamos perdido dinheiro.
Mas minha experiência com o site não é apenas negativa, eu já fiz bons negócios tanto de compra como de venda através dele, só achei importante ressaltar a questão dos possíveis golpes.
Se você deseja conhecer o site Clique aqui .

Uma outra forma bastante eficaz de se pesquisar é através dos grupos do Facebook e Classificados onde há uma rotatividade enorme de anúncios desse tipo. Foi por esse meio que consegui alugar o último apartamento que morei em Orlando.
Para conhecer um desses grupos, Clique aqui.

Outros 2 sites tops para moradia, muito bem avaliados, aos quais pesquisei muito porém não tenho uma experiência pessoal são:

http://www.zillow.com/

http://www.apartments.com/

O processo de aluguel dos sites geralmente segue um padrão, quando você não está negociando diretamente com o proprietário e sim com o corretor ou imobiliária.
Eles irão agendar um dia para te mostrar o local ou te convidarão á ir ao openhouse, que é uma data onde o corretor responsável estará na casa/ap que você está interessado e o local estará aberto a visitações. Todas as pessoas que passarem por lá, se gostarem do imóvel, preenchem uma aplicação e entregam ao corretor presente para avaliação. Dentro de alguns dias eles entram em contato para comunicar se você foi aceito.

2 – Pessoalmente:

Eu também já andei bastante por aí pesquisando diretamente na administração dos condomínios.
O processo padrão deles para o aluguel funciona assim:

Ao definir o tamanho e número de quartos que você está procurando, eles te mostrarão na maioria das vezes, uma planta do ap. ou algumas imagens para que você tenha uma idéia, alguns te levam para dar uma olhadinha. Gostando, você fará uma aplicação (Preenchimento de uma ficha), essa aplicação é paga e não reembolsável. Junto a essa, você também paga uma outra taxa administrativa para que eles chequem os seus documentos, seu histórico de outras moradias dentre outras informações pré-requisitadas na aplicação que você preencheu.

No caso de quem chega do Brasil e não tem um histórico de outras moradias, lugares e proprietários que eles possam buscar informações sobre você, o depósito de segurança sairá mais caro do que para uma pessoa com um background de no mínimo 2 anos.
Geralmente o valor total que você pagará é o aluguel + 1 depósito no mesmo valor + As taxas de procedimento.
Podendo ser ainda mais caro no caso de você não ter uma prova de emprego e salário satisfatórios, pois nesse caso, alguns condomínios se reservam ao direito de cobrar uma taxa extra.
Alguns condomínios também se reservam ao direito de não aceitarem como moradores, pessoas não-cidadãs, ou que pelo menos não possuam um Social Security.

Estando tudo aprovado, o próximo passo é solicitar o início do serviço de energia, sem o qual devidamente feito você não poderá se mudar. O serviço de energia cobra um depósito inicial em torno de U$300 que precisam ser pagos na hora da solicitação.

Junto á isso, a grande maioria dos condomínios exige que você faça um seguro para os seus bens, seu apartamento. E essa solicitação também tem que ser feita antes mesmo de você entrar no ap. para morar.

Após todo esse processo, você enfim estará apto a morar no seu primeiro cantinho.

Também há uma segunda opção de alugar apartamentos ¨repassados¨ como são chamados, quando você aluga direto da pessoa que fez todo esse processo porém está se mudando e o contrato não venceu. Nesse caso, tem os prós e os contras também. A parte boa é que você evitará todo o processo administrativo e geralmente pagará bem menos para a pessoa que está repassando.
Mas a parte ruim é que você não estará apto para receber correspondências ou comprovar residência para, por exemplo, abrir uma conta no banco. Afinal o ap. está no nome do antigo inquilino. O indicado é que, assumindo o contrato de alguém, você se dirija até a administração e peça para fazer a aplicação no seu nome. O que não faz sentido já que você queria ter evitado a burocracia, rs.
Ou seja, na minha opinião, esse método tem mais contras do que prós.

Bom, seguem agora algumas fotos do meu antigo ap. no bairro do Metrowest, Orlando FL.
O valor do aluguel iniciou em U$820 e no último ano do contrato aumentou para U$850.
O alugamos diretamente com o proprietário através de um grupo de classificados de brasileiros no Facebook.
O ap. tinha uma sala grande, cozinha, sala de jantar, varanda, um quarto e um banheiro. Cozinha padrão totalmente equipada com geladeira, microondas, fogão, forno e máquina de lavar louças. Também já vinha com as máquinas de lavar e secar roupa, como de costume.
Também tínhamos direito de usar as comodidades do condomínio como: piscina, academia, quadra de basket e tênis e churrasqueira com vista para o lago (mediante reserva prévia).
Assim como as vagas de estacionamento.
Também há máquinas de carwash e aspirador de carros que funcionam com moedas.
Para quem tem interesse em saber, o nome do condomínio é: Tradewinds.
Porém eles não fazem o processo de aluguel pelo seu próprio escritório por serem propriedades particulares. Para morar lá é preciso ficar atento aos grupos, classificados ou ao Craigslist que é onde os proprietários geralmente anunciam.

 

 

 

 

Espero que tenham gostado! Se gostou, compartilhe com aquele(a) amigo(a) que está em busca dessas informações! 😉
Até o próximo post!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s