Vida nos EUA | Autonomia Vale Ouro!

Segundo o nosso dicionário, autonomia significa:

´´Capacidade de governar-se pelos próprios meios´´

É natural, ao chegarmos em um país desconhecido, de um idioma que não dominamos, necessitarmos de ajuda para nos comunicar, buscar informações, nos locomover, etc.

Neste quesito, nossa comunidade brasileira tem se superado em vários sentidos. Há sempre aquela pessoa que você conhece na igreja, aquele grupo no WhatsApp, aquele comércio brasileiro que serve como ponto de apoio no começo, e sem dúvidas faz a diferença na vida de muitos de nós. Sou muito grata aos amigos que fiz!

Mas esse assunto é uma via de mão dupla.

Da mesma forma em que se obtém auxílio, é possível facilmente nos depararmos com pessoas de interesses duvidosos e de caráter duvidoso. Sendo assim, é necessário nos resguardar de qualquer situação que possa prejudicar a nossa vida e família.

Afinal, as dificuldades já existem, é uma mudança de vida ´´da água para o vinho´´, em que vamos aprendendo a vencer, um dia após o outro.

Muitos brasileiros estão mais suscetíveis do que outros á, infelizmente, caírem em golpes, fake news e/ou passarem por situações desnecessárias, devido á dependência excessiva de outras pessoas que ´´facilitam´´ ou traduzem tudo, todo o tempo.

A questão é que nem sempre essas ´´traduções´´ correspondem com a verdade, ou algumas vezes, vem carregadas de opiniões próprias que em nada colaboram.

Ao invés de buscar a informação direto da fonte, você acaba ficando escravo dessas opiniões. Sejam elas expressadas por YouTubers, (Sim, eu sou YouTuber, mas você não deve apenas ter a mim como fonte, estou aqui para te encorajar a caminhar independente!) administradores de grupos, pessoas que moram no mesmo local a vários anos e etc.

Inúmeros conterrâneos tem recebido informações de forma equivocada sobre assuntos importantes como:

  • Visto
  • Assuntos imigratórios
  • Documentos/Carteira de motorista
  • Aluguel de casas e apartamentos
  • leis e muitos outros.

Uma decisão tomada baseada em informações erradas, pode gerar problemas muitas vezes irreversíveis!

Para aqueles que não falam ou entendem inglês (ainda), há sim uma dificuldade inerente, mas não intransponível.

Falando por experiência própria, uma das dicas mais importantes que posso dar á você que se encontra nessa situação, sentindo – se preso (a), dependente e impotente:

Leia!

Sem preguiça, se você não gosta de ler, adapte – se.

Se conseguimos nos acostumar com tantas coisas, adquirir hábitos para a vida, óbviamente é possível também adquirir o costume de ler.

Não subestime o poder do Google!

É isso mesmo. Se você está lendo este artigo, significa que você tem acesso á internet através de algum dispositivo.

Use a busca sem moderação! Pesquise por:  Visas, Schools near me, How to rent a house… Copie e cole no tradutor. Leia linha por linha, ainda que leve mais tempo, será o começo da sua liberdade!

Neste link você encontra uma extensão que pode ser aplicada no seu navegador Google Chrome, e com ela você consegue traduzir sites e trechos deles automaticamente do seu computador.

O Google é o seu melhor amigo, acredite!

Essa ferramenta que está ao alcance de quase todos, gratuita, foi a minha chave para a autonomia.

Reserve um tempinho no seu dia ou noite para se familiarizar com o Google Tradutor, Google Maps e as ferramentas que você julgar importante.

Naquele menu quadradinho, como apontado na imagem abaixo, você vai ter tudo o que precisa para começar a se virar por conta própria.

ferramentas google

Na primeira vez que andei de ônibus em Orlando, eu não fazia idéia de onde precisava descer, não sabia quando eu precisava dar o sinal, ou qual era o meu ponto. Também não sabia falar inglês pra perguntar a alguém.

Então coloquei o endereço para onde eu estava indo no Google Maps e fui acompanhando durante o trajeto do ônibus, bem quietinha e deseperada com medo de passar do ponto, haha! Mas deu certo! Quando estava mostrando no mapa que estava próximo do local, eu dei sinal e desci bem na esquina. (Aquela sensação de Ufa! kkk)

Sabe quantas vezes eu engoli a vergonha e cheguei no balcão de algum estabelecimento com o google tradutor em mãos, apertei o microfoninho e fui em busca daquilo que precisava? Inúmeras! E cada uma delas me trouxe até aqui!

Se não consegue pedir algo no Drive Thru do McDonald´s por exemplo, se ainda não entende o que eles falam, (eu até hoje as vezes não entendo, rs) opte por ir lá dentro, no balcão. Vai parecer besteira no início, mas o contato visual e um pouco de leitura labial vão te ajudar a compreender e se comunicar muito melhor. E claro que você também tem o Google tradutor á sua disposição!

TENTE! Passe vergonha, enfrente caras feias… Se eu consegui, Você também consegue!

Você vai se sentir Super Poderoso (a)!

Autonomia vale ouro!

Compartilhe esse post com um amigo! Até o próximo!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s